Antes de implantar um wiki, é importante ter a exata noção dos objetivos que se busca alcançar e - talvez até mais importante - conhecer as diferenças básicas entre os dois principais tipos: os wikis abertos (chamados de "Internet Wikis", cuja aplicação mais conhecida é a Wikipédia) e os wikis empresariais ("Enterprise Wikis").
Stewart Mader, consultor australiano especializado em wikis e criador do site Wikipatterns, discorre em seu blog sobre as principais diferenças entre wikis abertos e empresariais. A seguir, uma tradução livre do texto original:
1 - Espaços: os wikis abertos, em geral, possuem um único espaço, onde é publicado todo o conteúdo. Assim, todos os usuários podem visualizar qualquer parte do site. Nos wikis empresariais, o conteúdo é distribuído em diversos espaços, que podem ser definidos de acordo com projetos, departamentos da empresa etc. e cujo acesso é possível apenas às pessoas autorizadas. São "mini-wikis" que, em conjunto, formam o wiki maior, de toda a organização.
2 - Segurança: os wikis abertos possibilitam que qualquer usuário leia e edite o conteúdo, no máximo exigindo um login. Os wikis de empresas não são totalmente abertos ao público (alguns são exclusivamente internos) e para acessá-los os colaboradores precisam se identificar e possuir os direitos de edição de um espaço em particular. Geralmente, os usuários recebem direito de edição em algumas páginas mas apenas de leitura em outras.
3 - Integração: Os wikis empresariais foram projetados para permitir integração com sistemas de autenticação e autorização como LDAP e Active Directory. Assim, um usuário pode se logar no wiki usando as mesmas credenciais que utiliza para outros sistemas da empresa, como o e-mail por exemplo.
4 - Aplicações típicas: wikis empresariais são freqüentemente usados para produção colaborativa de documentação, criação e manutenção de bases de conhecimento, gerenciamento de projetos etc. Em geral, um wiki de empresa será usado de formas muito mais variadas que um wiki aberto, porque eles devem suportar a larga faixa de necessidades das pessoas da organização. Os wikis abertos, por outro lado, tendem a ser usados por uma única aplicação, como no caso da Wikipédia.
5 - Nível de contribuição: em um wiki aberto, geralmente vale a teoria 90-9-1, ou seja, 90% dos usuários apenas navegam nas páginas, 9% contribuem ocasionalmente e apenas 1% participam com freqüência. Nos wikis empresariais, o nível de contribuição tende a ser muito maior, baseado no fato que as pessoas contribuem como parte do seu trabalho diário, ao contrário da contribuição voluntária existente nos wikis abertos.
O texto original (em inglês) pode ser lido diretamente no blog de Stewart Mader.
“Daqui do morro dá pra ver tão legal...”
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário